Dever do atleta de alto rendimento

Qual o papel do atleta de alto rendimento perante a sociedade?
Sempre me fiz essa pergunta e em cada momento de minha carreira pensei em uma resposta diferente. Quando fui finalista olímpica em 2004 aos 17 anos me assustei com a proporção que isso tomou, não o resultado em si, mas a cobrança, o espelho que eu de repente me tornei pras outras pessoas. Se eu estava em uma festa: "Mas o que você está fazendo aqui?Atleta pode sair?". Se eu criticava algum dirigente: "Mas isso não é bom pra sua imagem"...durante minha adolescência isso me tirou bastante do sério. Foi um dilema pra mim encontrar o meio termo no que diz respeito a vida de atleta e a minha vida fora das piscinas. Demorei pra aprender (e ainda continuo aprendendo). Tenho um temperamento muito forte, de nordestino mesmo, me irrito fácil, falo o que penso e muitas vezes depois de ter falado percebo que a forma poderia ter sido diferente; mas não me arrependo. Sei que fui autêntica em todas as minhas colocações ao longo dos anos. Por que não questionar critérios de convocação?Por que não criticar algo que não está lá muito legal?(quando se tem uma proposta aparentemente melhor). Por que não questionar um ministro dos esportes que é acusado de desvio de verbas?Por que não trazer para o público a realidade dos tristes eventos de pedofilia que acontecem nas escolinhas de esporte no país? Por que os atletas brasileiros se calam?A solução não vai cair dos céus. Não vamos um dia acordar e tudo vai se resolver, assim como a busca da performance, a busca por uma realidade mais justa requer alguns sacrifícios e são poucos, muito poucos, quase nenhum eu diria, os atletas que estão dispostos a sacrificar alguns centavos por um futuro melhor pras próximas gerações. Não desejo de forma alguma me aposentar dentro de alguns anos, olhar pra trás e ver que me calei diante das insjutiças, que abracei os "cartolas" nas premiações como se tudo estivesse muito bem. Com minha postura perdi algumas coisas, patrocinios, presença em eventos, convocações, mas ganhei MUITO mais. Ganhei uma consciência limpa, ganhei a sensação sem preço de estar cumprindo com o meu dever.
Beijos!
4 Comments:
This comment has been removed by the author.
Joanna,
é muito importante e positivo termos atletas como você. Principalmente quando se trata de uma atleta que é inspiração para os mais jovens. Desde que você surgiu, trouxe notoriedade em provas que o Brasil não tinha qualquer resultado expressivo.
Sem perceber (ou talvez percebendo) sendo autêntica, corajosa, verdadeira, você inspira os seus pequenos fãs a serem assim também e, consequentemente, ajuda a formar futuras gerações mais atuantes fora das piscinas.
Torço muito pra que você não pare em 2012 como chegou a falar algumas vezes. Você é muito talentosa e muito importante pra natação brasileira (tanto pelos resultados, quanto pela postura) para deixar o esporte ainda tão jovem...
Parabéns pelo blog!
adoro as Verdades que ela sempre diz!
sempre realista e verdadeira:) continua assim jujuca nunca mude pra agradar ninguem! te amu do jeito que vc é e continuarei te acomppanhando onde quer que esteja!
ediangela Maciel
This comment has been removed by the author.
Post a Comment
<< Home